Image Map

19 de fevereiro de 2014

Argila e suas funções!!

| |

Fala Galera!!


Quem nunca ouviu falar na nossa grande aliada ARGILA!!

Pois bem, essa matéria rica em minerais, ferro, magnésio, cálcio entre outras substâncias, já estão em nossas rotinas sem até mesmo sabermos. Existem cada vez mais produtos com argila em suas composições, devido as suas propriedades milagrosas, que até então achávamos que existiam apenas em SPAS e estéticas. Também sabemos que não é qualquer barro que encontramos que pode ser terapêutico né, então não vão cair na conversinha da carochinha de qualquer pessoa que queira o seu rico dinheirinho.

Muitas meninas têm dúvida de qual argila usar no seu procedimento estético, já que hoje, temos diversos tipos e funções. Então sabendo disso resolvi colocar em uma forma mais resumida pra melhor entendimento.

Branca

Função: Clareadora
Indicada: Peles sensíveis, mistas e desidratas (secas).
Efeitos: Clareia, cicatriza e é um ótimo anti-inflamatório. Absorve a oleosidade sem ressecar a pele, regenera a dor e suaviza.
Cabelo: Pode ser usada como máscara em cabelos fragilizados.

Verde

Função: Adstringente
Indicada: Peles oleosas e super oleosas
Efeitos: Suga as toxinas acumuladas na pele, trata acne e seborreia, antioxidante, adstringente, tonificante e estimulante, ótimo para circulação, revitalizante, anti-séptica, bactericida e exfoliante. Contrai os poros.
Cabelo: Regula a produção de sebo nos cabelos oleosos.
Corpo: Analgésico e anti-flamatória, alivia dores articulares e musculares, ótimo para circulação.

Amarela (Dourada)

Função: Tensora
Indicada: Para todos os tipos de peles, principalmente as peles maduras.
Efeitos: Aumenta a elasticidade, retarda o envelhecimento, ótimo efeito tensor reduzindo rugas e pequenas inflamações.

Marrom

Função: Revitaliza
Indicada: Peles jovens, oleosas, mistas, normais e com acne.
Efeitos: Cicatrizante, tonificante, adstringente, purificante, ativa a circulação, da equilíbrio  e revitaliza a pele e as células, bom para combater a acne, rejuvenesce.

Vermelha


Função: Redutora
Indicada: Peles sensíveis e rosadas
Efeitos: No rosto se feita com movimentos circulares fazendo uma esfoliação, renova as células, No corpo é um ótimo redutor de peso e medidas. Se misturada com a branca, surgi a argila rosa suave que desinfeta e cicatriza.

Rosa (Pode-se comprar a rosa, ou fazer ela com a vermelha e branca)

Função: Vitalizante
Indicada: Para peles cansadas, sem viço e peles sensíveis.
Efeitos: Da brilho a pele (revitalizando), devolvendo a luminosidade natural, aumenta a circulação, anti-acne, anti-seborreia, hidrata e absorve toxinas.

Preta (Lama negra e Vulcânica)

Função: Desintoxicante
Indicada: Para peles normais, mistas e principalmente oleosas.
Efeitos: Anti-inflamatória, rejuvenescedora, anti-estresse e absorvente, ajuda na circulação. Contrai os poros.

Máscara

Como preparar:

Higienize a pele e então faça uma pasta de argila com água mineral e ou soro fisiológico gelado, aplique em uma camada espessa no rosto, evitando de aplicar na região dos olhos, lábios e sobrancelhas. Deixe secar um pouco, quando estiver um pouco úmida, retirar com água fria ou morna, retirar em movimentos circulares delicadamente, pois promove uma esfoliação leve. Não esfregue o rosto, pois pode machucar. Depois de todos os passos, passe um creme hidratante especifico para o seu tipo de rosto.
NUNCA UTILIZAR MATERIAIS METÁLICOS PARA PREPARAÇÃO DA ARGILA EM NENHUM DOS CASOS. 
É muito normal quando fizer a máscara com argilas que estimulam a circulação como a verde e vermelha, a pele ficar avermelhada e ou rosada, sentir pinicamentos, pois é a argila agindo. Não se preocupe, incomoda só um pouquinho, mas logo, logo passa.
Compressa de Argila
Para aplicar a argila sobre a pele do corpo em forma de compressas, terá que ser feita uma pasta com água mineral, depositar em uma gaze ou um tecido natural e colocar em contato direto na pele, exceto se estiver irritada, neste caso coloque uma gaze intercalada entre a argila e a pele.

Alguns cuidados a serem tomados.
*Consulte SEMPRE uma dermatologista e ou alergista antes de qualquer um dos procedimentos (o blog não se responsabiliza por quaisquer problemas causados a sua pele devido ao tratamento)
*Prepare sempre as pastas de argilas em potes não metálicos e não utilizar colheres e medidores de alumínio, ou ferro. Pois pode alterar a estrutura da argila.
*Utilizar no máximo 2 vezes por semana, pois a argila proporciona uma leve esfoliação na pele. E transformar em uma rotina, pois ela tem muitas propriedades, mas não é milagrosa, então utilizar sempre que possível.
*É muito comum no início, haver um agravamento dos sintomas, isso se deve a liberação das toxinas do organismo.

Onde comprar.
Normalmente encontro as minhas em lojas de produtos naturais, mas é um pouco chatinho para encontrar as outras cores, normalmente se encontra a verde e a branca, mas é só dar uma procuradinha que acha. Em site de produtos naturais também vende, mas ainda acho mais caro que comprar em uma loja física. Claro que temos as argilas com marca (muito mais caras) que vende em perfumarias, ai fica a seu gosto e bolso. Eu paguei na minha, um pote de 1kg R$20,00 sendo que na perfumaria um pote de 200gr, estava saindo R$30,00 ou seja, não compensa, mas se não achar, compre onde encontrar kkkkkk....

Adoro utilizar argila em meus procedimentos estéticos, realmente me ajuda muito.

AGORA e você!! Já utilizou a argila em algum procedimento? Qual a que você mais gosta?

Um beijão pra você.... e.... FUI








Ps. Lembrando que essa é a minha opinião, eu respeito a sua, portanto respeite a minha....

8 comentários:

  1. Adoro argila!!! uso a branca!! beijoss
    http://mufevblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu amo uso a verde a pele fica maravilhosa.
    tenha um ótimo sábado e domingo
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei as dicas!
    Não sabia que tinha tantos tipos, você explicou tudo direitinho. Vou começar imediatamente meu tratamento com argila, meus poros são bem aparentes então a verde e a preta vão ajudar!

    Um super beijo!

    http://docemodacomestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica, realmente a verde e a preta vão lhe ajudar, caso você não tenha a pele sensível, mas comece a usar sim que você vai adorar. Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Muito lindo seu blog para bens bj.
    http://ggrrishendg.blogspot.com.br/
    seguindo :

    ResponderExcluir